Os Tipos de Vinho Tinto

Vinho Tinto, uma forma de confraternização há mais de 7000 anos


 

O vinho é o suco de uva fermentado. O processo de produção do vinho tem pelo menos 7000 anos na China. Uma de suas variações é o vinho tinto.

O processo não é muito complexo e começa com a elaboração do tinto.  Este se mantém com a extração dos componentes de cor e sabor da casca da uva. O vinho tinto é feito de variedades de uvas de cor escura. Há uma diversidade de tons como resultado.

A cor real do vinho pode variar do violeta, típico dos vinhos jovens, passando pelo tinto para os vinhos maduros, até o marrom para os tintos mais velhos.

Ao ser extraído, o suco da maioria das uvas roxas é na verdade branco-esverdeado. É um ritual de tons que vão se alternando.

A cor vermelha provém de pigmentos antocianos (também chamados de antocianinas ) presentes na casca da uva.

As exceções são as variedades de teinturier, relativamente incomuns,, que na verdade têm polpa vermelha e produzem suco vermelho.

O vinho é geralmente feito de uma ou mais variedades das espécies europeias Vitis vinifera , como Pinot noir , Chardonnay , Cabernet Sauvignon , Gamay e Merlot . Quando uma dessas variedades é usada como a uva predominante (geralmente definida por lei como um mínimo de 75% a 85%), o resultado é um ” varietal ” em oposição a um vinho misturado.

Os vinhos misturados não são necessariamente inferiores aos vinhos varietais, mas sim um estilo diferente de vinificação.

Veja mais em Wine.

 

Bordeaux

 

Muitos vinhos tintos são misturas de diferentes uvas. O blend tinto mais famoso é o Bordeaux , o vinho francês que pode ser feito de cabernet sauvignon , cabernet franc , merlot e algumas outras variedades. Como Bordeaux é uma denominação protegida, misturas semelhantes feitas no Napa Valley da Califórnia, por exemplo, não poderiam ser chamadas de Bordeaux e seriam rotuladas como “meritage” (indicando uma mistura no estilo Bordeaux).

 

 

Primitivo

 

Este tipo de vinho é feito quase exclusivamente no sul da Itália sob o nome de primitivo , enquanto o resto do mundo chama essa uva e vinho de “zinfandel”. Os vinhos Primitivo são conhecidos por apresentarem alto teor alcoólico, frutados com notas de passas e cerejas pretas.

Rioja

 

Rioja é um vinho  espanhol misturado feito principalmente a partir da uva tempranillo . Esta seleta é a terceira uva para vinho mais plantada no mundo.

A uva tempranillo se junta a  mazuelo (também conhecido como carignan), garnacha e graciano para fazer rioja. Elas se unem para adicionar corpo e estrutura a este vinho seco, macio e amadeirado. Os vinhos de Rioja são classificados pelo tempo de envelhecimento, em vez de uma classificação baseada em locais de vinhedos, como na Borgonha.

Beaujolais

 

Beaujolais divertido e frutado é o vinho tinto que não age como um vinho tinto. Esta casta de baixo tanino é tirada do som glou-glou (francês para “glug-glug”, aquele barulhinho que ele faz quando você o engole!).

De Beaujolais nouveau com aroma de banana e chiclete a Beaujolais funky e mineral cru que poderia passar por pinot noir , este vinho oferece um estilo para cada ocasião.

 

Chianti

 

Alguns vinhos tintos, como o Chianti da Itália central , são fortemente identificados com uma uva (neste caso, sangiovese ), mas podem ter uma pequena porcentagem de outras uvas misturadas, de acordo com as regras da denominação.

 

 

Syrah

 

Syrah é uma uva de vinho tinto que é freqüentemente usada para fazer um vinho monovarietal.

A uva Syrah é conhecido por ser um vinho muito bebível, com sabores profundos, carnudos, de frutas escuras e um corpo completo.

Uma das mais utilizadas para vinhos encorpados.

 

 


Escolha e deguste seu vinho na SaintCarlo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.